Por que eu não leio jornais?

Porque eles só dizem o que seus donos querem, e os interesses de seus donos são bem diferentes dos meus. Porque os jornais não dão mais notícias; dão pareceres. Porque quando os jornais falam a verdade, ela geralmente chega atrasada ou é dita com segundas intenções. Porque quando mentem, e fazem isso boa parte do tempo e deliberadamente, não o fazem também sem segundas intenções. Porque os absurdos que falam fazem mal ao meu bom humor. Porque quando eu quero rir, eu saio com meus amigos. Porque todas as notícias que me interessam chegam a mim através dos meus blogueiros e tuiteiros prediletos. Porque não tenho tempo pra ler histórias mal contadas. Porque quando falam de algum assunto que domino, fica claro que não deveria acreditar no que dizem sobre os assuntos que não domino. Porque as redações de jornal não são um bom lugar para o tipo de jornalista que respeito. Porque eles são antiecológicos e cheiram mal, e eu não tenho onde colocar pilhas de restos inutilizados de árvores mortas. Porque se vou sujar as mãos, que seja com algo válido. Porque eu tenho muitas coisas melhores a fazer. Porque jornalistas são maltratados em sua confecção. Porque jornais não tem área de comentário, e sim uma sessão de cartas onde só se lê aquilo que os mesmos caras que escrevem o jornal querem que você leia. Porque os clientes do jornal são os anunciantes e os lobistas que pagam para que o jornal diga o que eles querem que diga, e seja o que eles querem que seja. Você é apenas o otário que paga para ler o que os anunciantes e os lobistas querem que você leia. Se liga, cara!

Não leio jornais porque eles me convenceram, nos últimos 20 anos, que não vale a pena ler jornais.

P.S. Se você tem mais algum motivo para não ler jornais, e certamente não lembrei de todos os meus, não se acanhe: deixe um comentário aí embaixo me dando mais bons motivos continuar não lendo jornais. =)

Uma resposta to “Por que eu não leio jornais?”

  1. a propaganda excedeu o tempo do intervalo e o espaço dos anúncios e invadiu todo o restante da programação do veículo, mas, siceramente, nuca foi deferente, só percebemos agora por causa das notícias preteridas que nos chegam por vias alternativas que agora existem

Deixe uma resposta

